quarta-feira, 15 de junho de 2011

Trainees da Geração Y

Os processos de trainee são a maior concentração de integrantes da geração Y por metro quadrado que eu já vi na vida! Afinal, dos últimos 5 anos pra cá, são só os jovens desta geração que estão aptos a se candidatar ao processo. Haja fôlego para “confrontar” tanta gente boa!

Pra cada lado da sala que você olha, há pelo menos mais dez pessoas que pensam como você, agem como você, são tão qualificados quanto você e se empenham e se preparam como você para conquistar a vaga. Cada qual com sua opinião, valores e personalidade, mas todos com os mesmos anseios pessoais: conquistar aceleração de carreira e desenvolvimento profissional, ter ótima qualidade de vida... E fisgar um cargo bom numa empresa ótima (pagando bem, a vaga torna-se melhor ainda!).

Essa definição da geração Y está correta (pelo menos eu me encaixo perfeitamente nela!), mas acho que ainda falta uma definição exata para os Trainees da Geração Y. Porque fazem parte da Geração Y todos os jovens que nasceram nos anos 80... Mas os jovens que nasceram nos anos 80 que querem ser trainees são ainda mais Y que os demais.

Os trainees da Geração Y são inquietos, querem sempre mais, são tormentos ambulantes... O jovem quer dar idéias, ser ouvido, colocar em prática seus projetos, ter autonomia para tomar decisões, aprender com seus superiores, ensinar e ajudar seus colegas, enfim, fazer a diferença em seus departamentos e empresas. O trainee não quer ser mais um, ele quer conquistar seu espaço e contribuir para o desenvolvimento da empresa. Ele quer fazer e se sentir parte das vitórias alcançadas pela companhia, que se dedicar o quanto puder ou mais para ver sair do papel a idéia de seu grupo. Quer contar com as pessoas e saber que pode contar com elas!

Mais do que qualquer outro cargo, a vaga de trainee cria muita expectativa nesse jovem Y. Não porque ele quer ser mais que os demais, chegar de “salto alto” ou poder se gabar para amigos e parentes que é “o melhor”. Este é o pensamento de quem não está preparado para ser trainee e creio que possa ser facilmente identificado pelos recrutadores... Apesar de, sim, ser a impressão que a grande maioria das pessoas tem desse profissional.

Quem se prepara de verdade para esta vaga, quer este cargo pra poder aprender muito ao longo do período de job rotation, quer ser trainee para amadurecer, ter acompanhamento para guiar sua carreira e decisões... Quer ter desafios novos, sair da rotina, poder pensar fora da caixa e ser respeitado em suas colocações.

Trainee não é um playboy que quer vida mansa, alguém que só chegou lá porque papai ajudou. Trainee é um profissional que se especializou para esta vaga, mas que será eternamente aprendiz, trabalhando no chão de fábrica se for preciso ou batendo de porta em porta pra vender o produto de sua empresa. E o Trainee da geração Y é aquele que vai topar esse desafio de peito aberto, sempre que os seus valores e personalidade forem respeitados pela empresa!

Este é o maior segredo e o que fascina os aspirantes à Trainee: a gente não quer o peixe... Queremos que nos ensinem a pescar! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário