sexta-feira, 24 de junho de 2011

Trainees na TV

Eu gosto muito de programas onde os jovens são desafiados a todo momento a mostrar o seu melhor no âmbito profissional. Fico me colocando no lugar das pessoas, pensando o que eu faria, o que diria... Esperando ansiosamente pelo meu dia de efetivamente colocar tudo em prática! Além disso, é uma forma de aprendermos por osmose e pegar dicas realmente construtivas para o nosso crescimento profissional. Creio que é uma das formas mais simples de os futuros trainees descobrirem o que podem vir a enfrentar no mercado, já que na grande maioria desses “laboratórios televisivos” são criadas situações que os jovens realmente vão passar no mercado de trabalho (guardadas as devidas proporções).

Vamos relembrar alguns programas de jovens profissionais que mexeram com a gente?

O Aprendiz Universitário:

Um dos programas que mais prende a minha atenção frente à TV. Algumas pessoas não aprovavam o Justus como gestor, não gostavam do jeitão dele... Mas eu preciso dizer que a mim agradava muito! Não via a hora de sentar na sala de reunião com ele! Hahaha. Os desafios propostos eram tão absurdos (no bom sentido) que acredito que todo jovem ficava com vontade de colocar a sua criatividade pra fora para resolver os problemas. Eu custava a pegar no sono quando o programa acabava, de tão pilhada que eu ficava!

Quando o Dória assumiu não conseguiu me deixar tão encantada, apesar de ele ser extremamente coerente em tudo o que faz... Gosto dele como gestor e mentor, mas acho que o desenho do programa é mais a cara do Justus mesmo. Mas continuei assistindo mesmo assim, porque o nível do programa é muito bom.

Quer uma notícia boa? Já estão escolhendo os 16 candidatos que vão participar do programa e a estréia da versão 2011 está prevista para Novembro! (E não, eu não me inscrevi... Mas podem ter certeza que vou assistir e torcer).

Meu Primeiro Emprego – Fantástico:

Recentemente o Fantástico apresentou o quadro “Meu Primeiro Emprego”, mostrando a corrida de quatro jovens recém-formados na busca da sua colocação profissional. Orientados pelo Max Gehringer, os candidatos mostravam a sua rotina de vida, não apenas a profissional.

Achei muito interessante este especial porque eram dadas várias dicas sobre os processos seletivos e toques sobre como se desenvolver profissionalmente. Ter como mentor o Max deve ter sido uma experiência única, porque ele é um consultor que entende tanto dos jovens, como do mercado. Esta atualização dele sobre os anseios de distintas gerações com as expectativas dos RHs das empresas faz todos os conselhos dele serem muito pertinentes.

Ver a angústia, os medos e as alegrias com as conquistas diárias dos participantes era muito legal, pois vai mostrando pra gente que é possível sim conseguir aquela vaga que tanto sonhamos. E, mais do que isso, a série mostrou que exatamente por sermos jovens, não vamos acertar sempre... Mas que tentar acertar já é o melhor passo nesta jornada toda.

Estou na expectativa de mais especiais do gênero no Fantástico! ;)

Profissão Repórter:

Não conheço uma única pessoa que não goste deste programa! É de nos deixar de boca aberta, tamanha a qualidade editorial. E o que mais impressiona é que a equipe é feita de jovens, que se não forem recém-formados, têm pouco tempo de carreira. A única exceção é o Caco Barcellos, que possui muita bagagem para compartilhar com os jovens e com os telespectadores... E credito o sucesso deste programa exatamente a esta mistura, que está dando super certo.

No site do programa podemos conhecer o perfil de cada um dos profissionais e os currículos são invejáveis, ainda mais pela pouca idade deles. E o mais bacana é ver que a emissora aposta nestes novos talentos para fazer um programa tão difícil como este.

E esta liberdade para que cada um mostre um ângulo diferente da mesma notícia é o que mais me deixa feliz. Respeitar a linha de raciocínio e abordagem de cada um é respeitar a qualidade do material. Nota dez pra Rede Globo e para toda a equipe!
O programa vai ao ar toda terça-feira por volta das 23h30.

Bom, estes são 3 programas que eu adoro assistir e que me deixam ainda mais empolgada para mostrar tudo o que eu sei e me incentivam a querer aprender sempre mais. Você tem alguma dica de outro programa que os futuros trainees podem assistir para se inspirar? =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário