domingo, 17 de julho de 2011

Quanto Maior a Qualidade...

... Maior a responsabilidade!
Eu estava numa crise existencial brava, explicando pro meu amigo que não aguentava mais me dedicar tanto a várias coisas enquanto as outras pessoas simplesmente não se importavam com o que acontecia ao seu redor. Que eu cansei de tentar fazer tudo pelo time, acordando antes de todo mundo e sendo a última a dormir... E, mesmo com todo o meu empenho, ainda assim vinha só pra cima de mim a cobrança, a expectativa, a pressão... E, mesmo com tudo explodindo, eu tenho que chamar a responsabilidade, bater no peito e fazer o gol. E seu errar, nossa, é o fim do mundo. Sabe quando você pensa que não tem mais solução? Que o melhor é mesmo jogar a toalha?
Foi então que este meu amigo me enviou um artigo de uma revista que dizia exatamente isso: enquanto você for bom, fizer direito, alcançar os resultados, mais vão querer extrair de você. Ao dar conta do recado, as pessoas confiam cada vez mais no seu potencial, querem mais do seu talento... E essa pressão não é negativa. É, de certa forma, um reconhecimento. Não é fácil ter incêndios para apagar todos os dias, mas se estão pedindo a sua ajuda para resolver, é porque acreditam que você vai resolver. Quer mais moral do que essa?
E, então, desde esse dia, eu optei por mudar a minha maneira de pensar. Vou continuar fazendo as coisas da melhor maneira que eu posso, pelo time sim, mas também (e principalmente!) por mim. Nem sempre eu vou acertar, mas conseguirei justificar meu erro através do que eu achei que seria correto fazer. Nem sempre vai ser fácil, mas ninguém disse que vai ser. Nem sempre eu vou fazer tudo sorrindo e temos direito sim de nos chatearmos com algumas situações, mas é pra isso que existe a noite e o dia seguinte.
E por que eu estou te contando tudo isso: nos Processos de Trainee é exatamente isso que acontece: a cada etapa que você passar, mais pessoas boas vai “confrontar”.  A cada novo teste, mais será esperado de você. A cada “Parabéns”, sua responsabilidade aumenta. E isso é só o começo, pois, ao entrar efetivamente para o Programa de Trainees de qualquer empresa que seja, a cobrança será ainda maior.  Na verdade, deixar milhares de pessoas pra trás é apenas a ponta do iceberg... O real desafio se inicia no seu primeiro dia de trabalho!
Esteja preparado para a pressão, cobrança, expectativa de resultados. Não vai ser nada fácil, mas basta confiar de verdade em você e no seu potencial para dar conta do recado! E eu sei que você consegue. ;)

Um comentário: