quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Tal da DG

Duro de Ganhar? Difícil de Garantir? Desafio de Gênios? Dureza de Gostar?  (O que acharam dos trocadilhos? Hãn, hãn? Hahaha)

Piadinhas (ruins) à parte, as Dinâmicas de Grupo, ou simplesmente DGs, são um calo no sapato de qualquer candidato à Trainee. Você inevitavelmente vai passar por uma delas pelo caminho e, em algumas vezes, não vai entender o que eles querem realmente saber a seu respeito com elas. Não se preocupe, isso é normal.

Mas acalme-se: não é este bicho de sete cabeças e é muito menos esquisito do que você imagina. Podem te pedir para desenhar árvores, se descrever usando um objeto como referência ou usar um animal para dizer qual é a sua personalidade... Mas o que eles querem, na verdade, é ver como você reage a determinados estímulos e como se comporta em situações adversas. Por isso, mais do que tentar adivinhar “o que raios eles esperam que eu faça com esse copo descartável”, seja você mesmo e corresponda da maneira que julgar correta. São nesses momentos que eles percebem se o seu perfil e da empresa são compatíveis.

Pra finalizar com a mesma brincadeira do início do post, durante as DGs, Destaque seus Goals. Faça seu melhor para mostrar que tem objetivos bem definidos, que entende muito de si e da empresa e que está seguro das suas opiniões, sempre estando aberto e sendo flexível quando lhe apresentarem algo que pode ser uma boa alternativa. Mostrar que você sabe trabalhar em grupo e está disposto a aprender sempre mais é o caminho mais curto para conquistar a confiança das pessoas e ficar feliz com seu próprio desempenho. Apesar de ser uma situação proposta pela empresa, também é uma ótima oportunidade de conhecer mais pessoas e um pouquinho mais sobre si mesmo!

Por isso, quando chegar aquele e-mail “Parabéns, você foi convocado para a fase da DG”, fique feliz (você merece!!!) e seja você mesmo. Não é para relaxar, porque você precisa dessa adrenalina para dar sempre o seu melhor, mas entenda que não adianta fingir agora, porque lá na frente você vai se frustrar muito (e a empresa também). Se você é bom, não precisa forçar isso... O recrutador vai perceber! Respire fundo, vá tranqüilo e boa sorte! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário