segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Como Lidar com a Bota?

Seria este um tema meio tenso para começar a semana?! Rs... Mas, com os processos de trainees avançando, mais ou cedo ou mais tarde teríamos que entrar neste mérito, então vamos começar essa segundona com a corda toda.

Quem é que gosta de ouvir um não, levar uma bota, ver que todo o seu esforço de várias semanas foi pro beleléu? Temos de convir que isso não é NADA agradável, não é mesmo?! Mas acontece e temos que aprender a lidar com essas situações, que são bem mais comuns do que passar pra fase seguinte!

É a forma como você lida com esses feedbacks negativos que faz com que você enxergue realmente o que espera dos processos seletivos, das empresas e de você mesmo. Na grande maioria das vezes não sabemos o motivo de não ter passado (são poucas as consultorias que lhe enviam um relatório dizendo o motivo de você não ter sido aceito), mas observando as pessoas que foram escolhidas e tendo uma visão macro do que aconteceu na DG você pode ter a percepção dos motivos que o levaram a não passar adiante.

Quando levamos uma bota, geralmente nos desestimulamos. Isso é errado! Não tem como sair gritando "Uhu!" da sala após ter sido reprovado, mas como o próprio nome do blog diz, encare isso como um treino. Minha dica (que eu não sei se é boa, mas se encaixou pra mim no ano passado!) é: foque em dois os três processos que realmente quer entrar, mas se inscreva em mais alguns só para ver qual é. Assim você vai treinando e passando de etapas e, se for eliminado, não vai doer tanto... E a chance de você estar "engrenado" para a sua preferida é maior! É tipo um campeonato de futebol: os jogadores treinam o ano inteiro, com times bons e ruins, mas estão de olho na fase do mata-mata que acontece sempre ao final do ano. Aproveite que o campeonato está começando agora e se inscreva nas empresas julgar que deve, mantendo sempre o foco nas que realmente se vê trabalhando.

E o lance do perfil... Sim! Isso existe. Você pode ser o melhor profissional do mundo, mas precisa encontrar a empresa que te queira do jeito que você é. Recentemente foi reprovada numa DG onde a consultora me disse que eu fui muito espontânea e brincalhona, e falou que se eu quisesse trabalhar naquela empresa deveria mudar meu jeito de agir. DESCULPA, mas eu não vou mudar a minha forma de ser por qualquer emprego no mundo que seja. E, neste momento, eu e a consultora acordamos que a decisão dela foi correta em não me aprovar.

No ano passado, desse jeitinho que eu sou, cheguei na última fase de 3 processos, que por sinal são meus preferidos e os únicos que eu vou prestar esse ano... Ou seja: tem o lance do perfil mesmo. Eu sou a cara de empresas mais "fun", por isso jamais vou passar num banco ou em uma empresa mais conservadora. E, para não me desgastar, esse ano não vou nem tentar porque ano passado eu já treinei demais! Hahahaha... Por isso, avalie bem onde você está se inscrevendo! ;)

Agora... Quando a bota é da nossa preferida, dói mesmo! E pode ficar triste. Muitas pessoas vão te dizer que é besteira ficar chateado por causa de um processo seletivo, mas só a gente sabe o que estamos passando para avançar as fases, né?! Mas, depois de um ou dois dias, levante a cabeça e continue a luta. Somos muito jovens e temos um futuro brilhante pela frente... E mais um ano, pelo menos, para continuar tentando ser trainee.

Entenda cada bota como um estímulo para você se superar! Não mude... Apenas melhore! Não desista e boa sorte!\o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário