sexta-feira, 8 de junho de 2012

Você se Cobra Muito?

Sabe aquelas promessas de virada ano que a gente faz, tentando sempre ser uma pessoa melhor, mais comprometida, organizada, proativa, dedicada, magra e blá blá blá? Pois então, um dos meus desejos para este ano era me engajar num projeto pessoal e não largar no meio, como tudo o que tinha feito em 2011. Você conseguiu? Não, nem eu. Meu projeto era não desgrudar deste blog e cá estou eu há um mês sem atualizar o Treinando para Trainee. Rá! #fail

Essa foi a minha inspiração para este post (e, na verdade, combinou com o encontro de um cantinho para eu poder desabafar!): você se cobra muito? Até onde você consegue equilibrar todos os seus projetos pessoais e profissionais?

Eu sou uma pessoa que se cobra demais. E é por isso que eu me frustro muito! Eu deposito todas as minhas fichas em mim (ponto positivo), mas também me jogo no limbo se uma coisinha de nada sair do meu controle (ponto negativo). Eu sou a mestre em dizer que precisamos ter equilíbrio, mas se eu não disser coisas legais, você não volta mais aqui para ler o blog, né?! Hahahahaha.

Aí eu estava conversando com a psicóloga esses dias (tá vendo? Fui parar na terapia! Hahaha) e ela me perguntou: “quando você não entrega uma coisa 100% do jeito que você gostaria, alguém volta reclamando que estava errado?” E eu pensei... Pensei... E nunca tive nenhum trabalho devolvido, nem na faculdade e nem no trabalho. Pode não ter sido digno de “Parabéns”, mas jamais virou motivo de chacota.

Ela me disse que é mania de quem é perfeccionista querer entregar tudo com excelência, mas, se por qualquer motivo não foi possível, é preciso ter a consciência de que o mesmo o meu trabalho não estando perfeito, vai estar muito bom. Porque, afinal, se eu me cobro tanto, os meus materiais devem ter qualidade, mesmo se eu não estiver num bom dia, né?!

E foi por isso que eu quis passar aqui hoje: se você estiver angustiado que não foi muito bem num processo, numa dinâmica ou em algum teste, não fique tão abalado. Sempre vai ter outro dia ou uma nova chance para você se superar! Você precisa sim sempre querer dar o seu melhor, mas não precisa perder o sono por causa disso. Se você é bom, todo mundo vai reconhecer isso sem precisar se esforçar.

Então, fica aqui a dica para você (e para mim): não se cobre tanto! Não precisa se matar todos os dias para mostrar que você existe, é um ótimo funcionário e o melhor trainee que aquela empresa podia ter tido. Mostre simplesmente que você é necessário naquele local, seja pelo seu desempenho, pelo seu conhecimento ou até mesmo pelo seu bom humor. Quem quer ser bom em tudo acaba não sendo bom em nada. Escolha aquilo em que quer ser bom e seja feliz! :)

Um comentário:

  1. Estou criando um blog sobre carreira, quem quizer dar uma olhada: http://perfilcarreira.blogspot.com.br/

    Obrigado e parabéns pelo o seu blog.

    ResponderExcluir