segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dinâmica de Grupo

O post de hoje é inspirado na minha amiga Flavinha! =)


Como eu acredito que muitos de vocês podem se identificar com ela, vou relatar um pouco da conversa que tivemos há alguns instantes.

A Flá recebeu aquele fatídico e-mail “Parabéns, você passou para a próxima fase do nosso processo de Trainees e está sendo convocada para a Dinâmica de Grupo”. Cada um tem uma reação a este e-mail: alguns ficam muito felizes, outros ficam temerosos, outros ficam mais confiantes... A Flá... Bom a Flá... Rsrs... Surtou. Me ligou desesperada às onze da noite, dizendo que estava com  muito frio na barriga e que tinha medo de não passar. Que tinha medo de depositar as expectativas neste processo e falhar.

Aqui fazemos aquela pausa dramática para analisar todo o processo.

Milhares de pessoas se inscreveram. Centenas foram chamadas para as provas online. Algumas dúzias foram chamadas para a as DGs. Chegar até aqui não é suficiente para passar, mas já é um enorme progresso, concordam? Como é que você vai desconfiar da sua competência justo agora, numa das fases mais decisivas? Cara, você tem um milhão de motivos para acreditar que você é o candidato mais ferrado daquela sala! ;)

Algumas pessoas ainda não participaram de dinâmicas e gostariam de saber como funciona esse encontro. Vou detalhar como foram as últimas que eu participei:

As dinâmicas variam entre 12 e 20 pessoas, que logo na sequência serão divididas em grupos. Logo que começa, a consultora se apresenta e, depois a ela costuma apresentar o programa da empresa (para ver se é isso mesmo que você quer) e aqui você fica sabendo salário e perspectivas. Isso varia de empresa para empresa, porque muitas preferem falar isso no final só para quem passou.

Depois, um por um dos participantes tem que se apresentar. Algumas dinâmicas são mais elaboradas na hora da apresentação, e nessas você tem que usar o flip-chart para dizer quem é, fazer uma linha da sua vida com os principais acontecimentos e etc. Não fique lixando unha ou olhando pra parede quando seus amiguinhos estiverem falando. Preste atenção e tente absorver algumas coisas legais, que você pode levar para outros processos.

Depois da apresentação, eles te dão um case para resolver com o seu grupo (de 4 a 6 pessoas). Geralmente são algumas páginas com um problema do ramo de atuação da empresa. POR ISSO, se está se candidatando para uma vaga de bens de consumo, elia tudo sobre o segmento. O mesmo serve para bens duráveis, serviços, moda e etc. Pesquise!!!

Na sequência, cada grupo apresenta seu case. Galerinha, vamos ser compreensivos com o amiguinho e administrar o tempo para que todos do grupo possam falar. Não é eliminatório não falar nessa apresentação, mas mostra a desorganização na administração do tempo... O que prejudica o grupo todo. Então, senhor bonzão, não pense que falar sozinho vai te dar todos os méritos... Não esqueça que nessa fase está sendo avaliado como você trabalha em grupo, ok?!

Aí geralmente já acabou a parte da manhã e vão todos para o almoço. Normalmente só voltam para a parte da tarde os candidatos aprovados na DG, que farão uma entrevista individual. Mas como hoje é especial DG, paro por aqui e volto a falar da entrevista individual no próximo post. =P

E, pra finalizar esse post que já está gigante, aqui seguem três pequenas dicas de como você pode conquistar o seu lugar ao sol na sua dinâmica. Que podem funcionar ou não, afinal, se conselho fosse bom... Rsrs!

1) vá para a DG como se você fosse a última bolacha do pacote. Não tenha vergonha de se vender (porque, no final do dia, quem vender melhor o seu peixe é comprado e ponto final. Não adianta querer ser humilde que alguém mais esperto te atropela).

2) seja sincero. Tem coisas que você não vai saber, mas mostre que está disposto a aprender. Tem coisas que outro candidato vai ser melhor do que você, mas nunca se esqueça que você também tem muitas habilidades que ele não. Não se amedronte e nem tente se passar por quem não é. Essa é a maior furada!

3) interaja! Não fique só assistindo, dê as suas opiniões, defenda-as, se posicione. E se perceber que está falando groselhas, seja flexível para compreender que a ideia do outro é realmente bacana. Mas contribua para que ela possa ser ainda melhor!

Eu vou estar aqui torcendo por você. E pela Flavinha, que eu espero ter deixado mais calma agora! Hahahaha. Um beijo e até a próxima.

Um comentário:

  1. Tem um guia rápido e bacana de um ex Trainee da BRF (www.adinamicadegrupo.com)... Ele passa várias letras sobre como se comportar, como reagir, me ajudou muito.. fiquei bem mais seguro e "menos inocente" nas dinamicas depois de ler o cara...

    Espero ter colaborado Flavinha!

    ResponderExcluir