quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Etapa Online

Quem está inscrito nos processos seletivos já sabe que a fase online começou com força total esse ano. Desde as mais simples, com testes de raciocínio lógico e inglês, chegando até as mais elaboradas, com comunidades virtuais para imersão nos valores da empresa, esta etapa é, na minha opinião, a mais crucial do processo e, cada vez mais, vem pegando fogo!

Todo mundo fica apreensivo para receber as provas, mas poucas pessoas se atentam ao quesito “Ficha de Inscrição”, que vai te levar até lá. É importante lembrar que a fase virtual já começa aqui, com aquelas perguntinhas que ninguém dá muita bola como “Por que você escolheu a nossa empresa?” ou “Conte um desafio que você superou”.

Não sei se vocês sabem, mas muitas consultorias possuem softwares que procuram combinações de palavras-chaves associadas a determinados perfis comportamentais para escolher os candidatos que passam para fase seguinte. Quando você responde a essas perguntas, já está sendo selecionado se tem os mesmos valores e perfil da empresa. Por isso, é muito importante que você conheça bem a empresa para a qual está se candidatando, assim a chance de dar respostas assertivas no formulário aumenta e muito.

Depois que você foi selecionado na fase de inscrição, chega a hora dos testes. Geralmente são mais comuns os de lógica, matemática, inglês e português, porém está cada vez mais comum aparecer o “self assessment”. Essa ficha vai gerar um perfil comportamental seu e, mais uma vez, a empresa vai verificar se o seu estilo bate com o dela.  Como vocês estão notando, os filtros nessa fase estão crescendo cada vez mais e a justificativa é simples: eliminar candidatos nesta fase poupa tempo e dinheiro.

A etapa virtual está mais longa e rigorosa de dois anos para cá. Com o avanço da tecnologia, essa nova geração de aspirantes a trainee tem muito mais acesso à informação e, por este motivo, se antes apenas um seleto grupo de jovens tinha acesso aos processos seletivos, hoje existe a democratização dos programas de trainee, o que gera um “boom” de inscrições. Algumas empresas receberam cerca de 50 mil inscrições no ano passado, e, por ser um movimento crescente, foi necessário adotar medidas mais rígidas para certificar que apenas os melhores chegarão à fase presencial. Então, meu coleguinha, se você assim como eu vai se candidatar esse ano, se prepare porque as provas estão mais difíceis do que antes. =/

Já tive alguns relatos de que a prova da Unilever está tensa este ano. Nos anos anteriores era muito mais lúdico, com o controle de uma linha de produção de sorvetes na fábrica da empresa, ao melhor estilo Sim City... E este ano são cerca de 30 segundos a 1 minuto para cada resposta dos testes. Com certeza isso já é reflexo da quantidade de candidatos inscritos que eles têm por ano. A ordem é filtrar ao máximo para errar o mínimo possível na escolha.

Empresas como o Grupo Boticário, por exemplo, adotaram a filosofia das redes sociais para analisar seus candidatos. Esta é outra estratégia para verificar se o jovem quer MESMO entrar naquela empresa, porque dá um trabalho fora do comum ter que se dedicar a estes ambientes exclusivos. É como um Facebook exclusivo da empresa: você tem o seu perfil, participa dos fóruns e faz as suas atividades lá. Além das individuais, eles também sugerem atividades em grupo, por isso é mais importante ainda vocês estar sempre ligado no que está acontecendo.

Muita gente fica de saco cheio de ter mais uma rede social pra cuidar e acaba desistindo nesta fase, ainda mais porque as atividades são exaustivas... Cada pergunta exige respostas longas e complexas, num grande processo de autoconhecimento do candidato. O objetivo da empresa é este mesmo: você realmente se conhece? Trabalhar aqui é o que você realmente quer? Até onde você está disposto a ir para trabalhar conosco? E, assim, além de selecionar os candidatos mais preparados e com o perfil que eles esperam, eles ainda conseguem selecionar os que realmente admiram e têm vontade de trabalhar naquela empresa.

Vale lembrar ainda que a etapa online é a que mais elimina candidatos ao longo do processo. Para a fase presencial é muito difícil passarem mais do que 400 pessoas. Imagina uma empresa que recebeu 40 mil inscrições... Da ficha aos testes, apenas 1% dos candidatos chegaram até as dinâmicas. E, mais do que isso, destes 400 que chegaram lá, apenas 5% entrarão na empresa. É muito louco, né?! Por isso que eu acho que quem passa nesses processos pode se achar... Hahahaha... Mas não muito porque todo mundo detesta gente metida! =P

E você, o que está achando das etapas online deste ano? Tá dando pra encarar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário