segunda-feira, 1 de outubro de 2012

As Melhores Desculpas para Faltar ao Trabalho em dia de DG!

A partir desta semana começam a bombar as Dinâmicas de Grupo da grande maioria das empresas, e quem trabalha (assim como eu) tem um problemão pela frente: como comparecer às entrevistas sem se comprometer no trabalho atual? Este post traz algumas dicas de como "dar um gato" nestes dias cruciais.


O Ministério dos Blogs adverte: lembrem-se sempre que este blog é escrito por uma pessoa que adora  levar a vida mais leve e que de vez em quando não tem muita noção das coisas, por isso não levem todos os comentários a ferro e fogo, ok?! XP


Tem gente que pode ver e viver a vida de uma maneira mais utópica: dá contar pro chefe que está indo fazer entrevistas numa boa ou, ainda, pode sair do emprego e ficará tudo bem. Bom, eu não! Rsrs. Se eu falar pro meu chefe, é rua (ou hostilidade) na certa e, se eu perder meu salário, não tenho grana nem para terminar de pagar o último semestre da faculdade, o que vai me pedir de entrar em qualquer programa de trainee. Tá fácil, né?

Então, se você se encontra na mesma situação que eu, aqui vem um simples manual de como dar uns “pedilares” no ambiente corporativo, sem se prejudicar! Mas, mais importante do que justificar a sua falta decentemente, é você entregar os seus projetos no seu trabalho atual no prazo e, se precisar, ficar algumas horinhas a mais após o expediente para compensar a sua ausência. Não é uma várzea também, né?! Não dê motivos para ninguém falar de você e do seu desempenho! Porque, se no pior dos mundos você não passar em nenhum processo, ainda terá garantido o seu emprego, né? Hahaha. =P

Desculpa 1: Eleição!
Não importa o que aconteça, você acabou de receber uma carta do TRE pedindo para comparecer ao cartório eleitoral, pois será suplente da sua zona eleitoral. Você passa o dia fora para resolver isso (dá pra fazer uma DG aí) e, quando volta, diz que conseguiu justificar que não poderá trabalhar porque não aceitou ser convocado de última hora. Fala que deu um show e conseguiu escapar. Como a eleição é esse domingo, para as pessoas que forem convocadas depois disso, fica valendo essa dica para o segundo turno caso ocorra isso na sua cidade. E quem quiser mentir de verdade que trabalhou, cada dia trabalhado na eleição dá direito a dois de folga no seu trabalho. Mas aí você tem que comprovar, fica mais difícil sem o ofício... Eu não recomendo, mas fica a critério de cada um.

Desculpa 2: Doação de Sangue!
É uma desculpa sim, mas, acima de tudo, é um ato de solidariedade. A cada doação de sangue que você faz, você ganha o direito de ficar um dia sem trabalhar, ganhando um atestado para isso. É lei! Procure o hemocentro de sua cidade, faça a doação num sábado e negocie com o seu chefe o dia que irá sair, usando este benefício. Mas tenha sempre em mente que o benefício maior é para a pessoa que você poderá ajudar, então, faça isso sempre, não apenas para se livrar do trabalho, tá?! Você pode doar uma vez a cada três meses. ;)

Desculpa 3: Ganhei um Prêmio pelo meu Projeto na Faculdade!
Você fez um projeto no sexto semestre da faculdade que seus professores adoraram e inscreveram no congresso da faculdade deste ano. O seu projeto está entre os três finalistas e você precisa passar um dia na faculdade ensaiando a apresentação com o seu grupo, passando com os professores todos os detalhes e ensaiando a cerimônia. Infelizmente o seu projeto não vai ganhar, mas já valeu bastante a experiência, né? =P

Desculpa 4 (só para quem mora em São Paulo): Preciso levar meu carro ao Controlar!
O único horário que tinha para você levar o carro ao Controlar era às dez da manhã, na unidade da Cidade Dutra! Não valeria a pena você chegar ao seu serviço antes disso, porque ia ter que chegar e sair, e não consegue voltar antes do meio-dia porque é bem longe. A próxima data disponível era para ali quinze dias, nossa, São Paulo tem cada vez mais carros, né?! Um absurdoooo! Aqui você ganha uma manhã para fazer DG nas empresas que só pedem meio período. ;)

Desculpa 5 (só para quem ainda estuda): Tenho atendimento/orientação do TCC!
O meu grupo de TCC não ajuda, sobra tudo pra mim, e como nada está andando, meu orientador pediu para eu ir lá resolver as coisas. Vai ser uma reunião difícil, mas talvez eu precisarei sair algumas horas do dia para eu conseguir dar continuidade no trabalho e ser aprovada. Agora eu entendo porque o TCC deixa as pessoas malucas!!!

E, além destas, tem as habituais: Médico (mas vai mesmo depois da DG em algum consultório de pronto-atendimento e fala que está com dor de barriga só para ter o atestado), Família (precisou resolver um problema particular [mas chega com a cara de triste no dia seguinte, por favor]) e Animais (seu cachorro engasgou [na manhã da sua DG] e só tinha você em casa para leva-lo ao veterinário. Ele passou o dia fazendo exames para descobrir a causa de ele engasgar tanto ultimamente).

E o que deu mais certo para mim foi: O Banco de Horas! Eu trabalho todos os dias duas horas a mais do que eu deveria por contrato. Isso significa que, a cada quatro dias trabalhados, eu posso folgar um. Eu acordo mais cedo e fico mais cansada, mas pelo menos eu não preciso justificar a minha ausência, falo simplesmente que vou descansar. Já tenho uns 10 dias para sair, posso encarar as fases presenciais de 3 empresas pelo menos (considerando que eu vá até o final do processo). Sei que não são todas as empresas que têm essa flexibilidade, mas tenta conversar com o seu chefe a respeito e negocie direto com ele. Fala que está precisando fazer uns exames de saúde ou estudar e que não queria prejudicar a empresa, se você poderia seguir desta forma. Pra mim, é a solução mais eficaz de todas!

Para finalizar o post, fica uma dica: não leve tudo o que está escrito aqui tão a sério! Se você prefere falar a verdade, fale. Se prefere mentir, minta. Se preferir largar o trabalho, largue. Se preferir desistir dos trainees, desista. O importante é a sua consciência estar tranquila e você encontrar a melhor forma de conciliar seus horários com as fases presenciais! Boa semana para todo mundo! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário