segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dica para DG! [Livro]

Quem frequenta o blog sabe que eu sou chata pra caramba quando o assunto são cursos, livros e palestras para trainees, porque eu acredito que existe um perfil ideal sim, mas que as pessoas precisam ser verdadeiras para avançarem nos processos. Vamos dizer que eu estou começando a dar o meu braço (um pouquinho) a torcer depois de ler o livro “Como se dar bem em uma Dinâmica de Grupo”, do Leopoldo Gottardi.


Acho um absurdo os valores que a galera anda cobrando por aí por “consultorias” e palestras, e jamais eu pagaria de 200 a 400 reais para descobrir o que um desconhecido fala sobre os processos... Aí, dando uma volta na internet, me deparei com um livro de dez reais de um cara que passou em 10 de 11 processos que prestou (e este um que ele “não passou” é porque ele desistiu)... Tenho que confessar que fiquei curiosa e acabei comprando o livro para ver qual é que era. E, se fosse ruim, pelo menos o investimento teria sido baixíssimo, né?! Pois é, minha gente... E não é que o livro é bem legal e o investimento valeu a pena?

Geralmente a gente ouve falar sobre as DGs na visão do recrutador, mas nunca sabendo o que ele realmente está esperando que a gente corresponda... E, no livro, o Leopoldo vai decifrando o que as consultorias querem dizer com cada situação, com cada pergunta, e te ajudando a traçar as melhores respostas e reações para os desafios propostos. É uma leitura leve, rápida e agradável, li o livro todo em cerca de uma hora. Por ser em formato ebook, é mais bacana ainda, pois dá para ir lendo no caminho da DG! Hahahaha.

E então eu decidi arriscar! Semana passada eu fiz uma DG e aproveitei para já ver se o que o autor colocou no livro correspondia com a situação da minha sala. Durante a primeira parte da manhã, eu fui observando tudo e conectando com os pontos do livro e estava tudo fazendo bastante sentido... Mas foi no final da manhã que eu tive a maior prova! Na apresentação do meu grupo eu resolvi comentar um ponto que estava no item “dicas” do livro... E meu grupo foi elogiado por ter sido o único que se atentou a isso. E perguntaram se foi uma decisão do grupo ou de um integrante específico e todos atribuíram a ideia a mim, ou seja, já ganhei uns pontinhos aí. E, enquanto eu digitava este post, acabei de receber o e-mail informando que eu passei para a próxima fase! \o/

Sendo sincera, não posso atribuir 100% do meu avanço à próxima etapa apenas ao livro, até porque a prática leva à perfeição e eu já estou treinando bastante em DGs... Hahaha... Mas posso dizer com toda certeza que aquela cereja no bolo foi levando em consideração as coisas que eu li. E, como meu papel aqui é sempre dar dicas para vocês, eu acho que vale muito a pena comprar o livro e devorá-lo antes de ir a uma DG. Mas corre pra comprar porque a maioria dos processos já está nessa fase, não perca o timing!!!

Para saber mais sobre o autor e sobre livro, acesse:
http://www.adinamicadegrupo.com/
Lá no site tem um vídeo em que o autor fala um pouco sobre os processos, já dá pra ir pegando uma confiança... E depois vocês passam por aqui para dizer o que acharam do livro, ok?!

Um beijão e boa semana para todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário