domingo, 10 de março de 2013

Trainee 2014 | Dicas – Formulário de Inscrição


Começa hoje a série de dicas para os candidatos a Trainee 2014. Para tornar a consulta mais fácil, vou começar exatamente pela ordem dos processos seletivos e dividindo por tópicos, assim cada visitante pode ir direto ao assunto que mais lhe interessa! ;)

Mais de 90% dos candidatos são eliminados nesta fase, e é exatamente por este motivo que a ficha de inscrição é muito importante. O mais engraçado é que, mesmo todo mundo sabendo disso, a maioria das pessoas preenche de qualquer jeito, afinal os processos começam na mesma época e, com a grande quantidade de fichas a preencher, bate aquela preguiça. 

Existem duas grandes consultorias de RH que fazem a maioria dos processos, a Cia. De Talentos e a Across. E, graças a Deus, elas são espertas o suficiente para recuperar os seus dados cadastrais através do login e senha, então não precisa se preocupar em ter que preencher nome, escolaridade e experiências a cada processo. Então, não custa nada você fazer uma vez esse preenchimento uma única vez com muito cuidado e atenção. Você vai perder uma hora pra fazer a coisa direito, mas essa será a sua certeza de que vai passar nos filtros! E a cada processo você só confere se precisa atualizar uma ou outra informação.

Processos que saem dessa rota costumam ser tocados diretamente pelas empresas ou por consultorias menores e, nestes casos, infelizmente você terá que preencher várias fichas paralelas. Pegue um dia que você não tenha mais nada pra fazer para também fazer esse preenchimento corretamente.

Não preciso nem dizer que não é para mentir nos seus dados cadastrais, né? Pois, caso você seja aprovado, tudo terá que ser comprovado através de provas e diplomas. Dizer que seu inglês é fluente, quando ele é intermediário, com certeza vai fazer você passar no filtro (se este for um pré-requisito indispensável para a vaga), mas já na dinâmica você será cobrado por este nível de inglês, e se não mostrar que corresponde ao que foi indicado, você não só não é aprovado como pode comprometer a sua entrada na empresa em processos futuros que podem nem ter a ver com trainee. As empresas costumam ter um banco de dados dos candidatos por CPF, ou seja, tudo o que você fizer fica documentado para consultas futuras.

Depois dos seus dados cadastrais, chega a hora de preencher as fichas específicas de cada processo de seleção. Mesmo elas sendo específicas, também é possível fazer um bem bolado para economizar tempo e valorizar seus pontos e experiências mais fortes.
As fichas específicas são perguntas comportamentais e de experiências anteriores que mostram para a empresa alguns insights sobre o seu perfil. Por esse motivo, ter um arquivo com suas principais conquistas para servir de consulta nas fichas, vale muito a pena. Minha dica é a seguinte: abra um documento do Word e responda a estas perguntas:

- Conte sobre uma experiência em que você liderou um projeto
- Conte sobre uma situação que você precisou agir sobre pressão
- Conte sobre uma situação em que você precisou trabalhar em grupo
- Conte sobre uma situação em que o sucesso não parecia tangível
- Conte sobre uma situação que parecia não ter solução
- Fale sobre a sua experiência com trabalho voluntário
- Fale sobre a sua experiência no exterior
- Fale sobre como você se vê daqui a 5 anos
- Fale qual foi o maior desafio da sua vida
- Fale qual foi a maior realização da sua vida
- Fale sobre um projeto sustentável que você precisou tocar

E, para cada uma dessas perguntas, você precisa desenvolver e desenrolar a reposta de maneira objetiva e concisa. Precisa ter começo, meio e fim independente de quantos caracteres você poderá utilizar. JAMAIS saia deste roteiro, pois é ele que garante a coerência e respostas que os recrutadores estão esperando.

Com as respostas das perguntas acima, você terá respondido a 90% das perguntas mais comuns nas fichas específicas. Então, quando uma dessas aparecer, volte a esse documento e tire a inspiração para responder ao que a empresa pede.

Adapte e releia as suas respostas de acordo com a formulação da pergunta. Veja se tem erros de português e se usa palavras que reforçam um bom perfil de trainee como: desafios, trabalho em grupo, diferencial, valores, ética, responsabilidade, atitude, proatividade, dedicação, etc. Já ouvi dizer (e não posso afirmar porque não tenho contato com consultorias) que algumas vezes eles procuram respostas na ficha pelo modo “localizar”, jogando palavras-chave dos valores da empresa nas respostas do candidato. Por isso, se a empresa tiver como valor a “diversidade”, por exemplo, pelo menos uma das suas respostas da ficha precisa conter essa palavra.

Então, em cima do que você responder e antes de enviar a ficha, dê uma olhada nos valores da empresa e veja se bate com o que você respondeu. E, se não bater, talvez seja melhor você nem se candidatar a vaga, porque trabalhar em uma empresa com valores diferentes aos seus é bem complicado.

Espero ter ajudado a facilitar este primeiro contato com os processos seletivos. Não é nem de longe a fase mais complicada, mas exige uma atenção especial. Se você começar a preparar seu “dossiê” de respostas desde já, as fichas não vão te dar nenhuma dor de cabeça mais pra frente, mesmo sendo tantas aos mesmo tempo.

A próxima etapa são as provas online e estou preparando alguns exemplos para ajudá-los! 
Beijos e boa semana para todo mundo!

PS: Agora a nossa página do Facebook é atualizada 3 vezes por dia, com dicas diferentes das postadas no Blog, além de mensagens de motivação. Curta a nossa página e não perca nada! Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário